O avanço e a popularidade das vendas pela internet têm trazido uma série de benefícios para os comerciantes eletrônicos, porém, também prejuízos.
Devido a este cenário, muitos comerciantes passaram a buscar medidas para garantir cada vez mais segurança nas transações online, justamente a fim de se evitar prejuízos financeiros e baixa reputação no mercado, além de fidelizar clientes.
Se a sua empresa se encontra nesse cenário e deseja oferecer uma venda segura ao consumidor, certamente ela precisa da certificação de PCI.
A certificação PCI, também conhecida como PCI-DSS (Payment Card Industry – Data Security Standard), é um padrão de segurança de dados para a indústria de cartões de crédito.
Criado pela união privada de importantes operadoras (American Express, Discover Financial Services, entres outras de grande porte), elas formam uma espécie de conselho que avalia as condições de segurança de uso dos cartões.
Embora existam outras certificações, a PCI é aquela que mais se destaca, o que pode ser explicado pela sua capacidade de gerar mais segurança para as compras virtuais.
Na prática, uma empresa que possui esta certificação demonstra que poderá manusear os dados dos cartões de crédito dos clientes sem problemas relacionados a segurança.
Ou seja, ela é capaz de lidar com dados sigilosos como nome, número, validade, além do CVV do portador de um cartão de crédito ao receber um pedido de compra, por exemplo.
Um e-commerce que passa a contar com esta certificação está oferecendo aos seus clientes:
- Garantia e segurança no manuseio das informações;
- Proteção na rede de processamento das transações;
- Conta com um sistema protegido contra hackers;
- Consegue controlar o acesso por meio de medidas protetivas;
- Monitora e testa de forma eficaz as redes frequentemente;
- Dispõe de uma política de segurança.
Quais os benefícios para o e-commerce que conta com PCI?
Diante do crescente número de casos envolvendo fraudes com cartões de crédito, principalmente no universo on-line, os comércios eletrônicos precisam garantir eficiência ao usuário.
Por isso, com o PCI, o e-commerce mantém seu padrão de qualidade em segurança de dados elevado, evita os prejuízos com a necessidade de pagamento de multas, além de fortalecer sua marca junto aos consumidores, o que resulta em mais vendas.
Os benefícios são tanto para o consumidor, que tem seus dados seguros, quanto para os comerciantes, que têm seu espaço virtual protegido e podem oferecer confiança aos seus clientes.
Portanto, a certificação PCI é necessária para todas as empresas envolvidas em transações online com cartões de crédito, embora não haja exigência legal, considerando o armazenamento, a transmissão e o processamento destas informações sigilosas.