logo certificacao pci

Dica de conformidade PCI

Dica PCI

Com um número cada vez maior de crimes virtuais, para muitos consumidores se torna ainda mais importante reconhecer o quanto os estabelecimentos em que suas compras ocorrem realizam transações seguras.

Independentemente do tamanho de uma empresa, é imprescindível garantir que ela disponha de medidas para proteger as informações dos compradores.

Desse modo, é muito importante que os meios de pagamento das empresas tenham o suporte e as certificações de segurança, como o Padrão PCI-DSS, para a proteção dos dados nas transações eletrônicas com cartões de crédito.

Quando se trata de conformidade com o PCI, as pequenas empresas contam com suas próprias dificuldades para proteger estes dados e isso inclui, em muitos dos casos, recursos e orçamentos pequenos para segurança menores.

Some ainda a esta situação, o fato de muitas empresas também encontrarem dificuldades para implementar os requisitos do PCI de modo que realmente proteja seus dados. 

Em vez disso, muitas pequenas empresas tratam o PCI como uma lista de verificação e fazem o mínimo, sem pensar em aplicá-lo à segurança de dados

Essas empresas também não aproveitam totalmente os padrões e práticas do PCI-DSS para melhorar e proteger seu ambiente. Eles estão mais preocupados em se tornarem compatíveis com PCI do que em segurança.

Se este for o seu caso, confira algumas dicas de conformidade PCI que podem ser implementados pelas pequenas empresas:

Dica 1: Institua procedimentos e políticas

É muito comum as empresas menores não seguirem de forma consistente as políticas e procedimentos internos, principalmente por considerar que agir desta forma é perda de tempo.

Algumas formas de se evitar que isso ocorra é documentar todas as políticas, bem como torná-las acessíveis para todos os funcionários que lidam com a parte administrativa.

Estruture o escopo do ambiente de trabalho e documento qual parte precisa ser mais segura. Além disso, certifique-se de que todos os seus funcionários passem por um treinamento sobre estas políticas.

Dica 2: Mantenha a documentação do PCI sempre atualizada

Muitas empresas veem o controle de mudanças, bem como os padrões de segurança documentados como algo árduo. O resultado disso é que raramente elas documentam seus controles de segurança.

Uma alternativa para tornar isso mais simples é configurar um usuário de e-mail PCI ou uma conta de diretório ativo para PCI e adicionar lembretes no calendário para garantir que os processos de segurança necessários sejam atualizados com frequência. 

Os dados coletados com a conclusão desta tarefa de conformidade com PCI podem ser armazenados nesta conta, tornando esta uma solução de baixo ou totalmente sem custos que, com certeza, auxiliará os funcionários a manterem a conformidade com o PCI.

Dica 3: Treine toda a equipe

A falta de conhecimento sobre segurança e com a conformidade com o PCI se torna, muitas das vezes, um grande problema para as pequenas empresas, fazendo com que elas não se preocupem como deveriam com o assunto. 

Para resolver esta situação, tanto o proprietário quanto toda a equipe de colaboradores devem ser treinados em suas políticas de modo a garantir que eles entendam a conformidade com o PCI.

Algumas formas de se fazer isso é por meio de reuniões de treinamento trimestrais, ou ainda mensais, para toda a equipe para que eles estejam cientes de seus arredores e sigam os procedimentos.

Dica 4: Sistemas atualizados podem evitar problemas

As atualizações e patches lançadas pelos fornecedores tem como foco analisar como anda a vulnerabilidade de segurança da sua empresa e é justamente por este motivo que os sistemas e dispositivos em sua rede devem sempre estar atualizados.

Algumas formas de fazer isso é por meio de uma lista de patches/atualizações dos fornecedores para se manter atualizado sobre os patches de segurança mais recentes, além de estabelecer um cronograma para fazer patches de segurança frequentemente.

São medidas como estas que tornarão a verificação de vulnerabilidade da sua empresa mais eficiente tornando possível identificar eventuais falhas existentes na segurança da sua empresa.

Dica 5: Mude as senhas periodicamente

Procedimento simples e sem ônus, esta medida é útil e eficiente para manter os dados da sua empresa seguros, principalmente se levarmos em consideração que muitos hackers escolhem este caminho para ter acesso aos dados dos cartões de crédito. 

Se as senhas da sua rede são padrão ou fáceis de adivinhar, você está, basicamente, convidando os hackers a invadirem a sua empresa.

A dica aqui é configurar suas políticas de modo que os seus colaboradores apliquem as regras para que as senhas sejam alteradas frequentemente. 

O recomendável é proceder com a alteração da senha de três em três meses de modo que os profissionais definam novas senhas que tenham sete caracteres, no mínimo, contendo caracteres alfabéticos e numéricos.

Certifique-se ainda de que todos os profissionais tenham senhas e nomes de usuário individuais e exclusivos. Não deixe de alterar todas as senhas e nomes de usuário padrão na rede e nos sistemas.

6: Tenha armazenado apenas os dados do cartão que forem necessários

Como 61% dos usuários têm dados de cartão não criptografados em seus sistemas evite armazenar dados como estes em seu ambiente.

Uma boa maneira de simplificar sua conformidade com PCI é limitar a quantidade de dados de cartão que você armazena. Quanto menos dados você armazenar, menos tempo e recursos você terá para dedicar à proteção desses dados.

7: Conte sempre com o auxílio de um especialista

Se a sua empresa conta com um programa PCI com provedor, como SecurityMetrics, por exemplo, utilize, sempre que necessário, o suporte oferecido por ele.

Sempre que encontrar dificuldades, aproveite a equipe de suporte, pois eles podem ajudá-lo com qualquer dúvida que você tenha sobre o PCI.

Se você não tiver um programa PCI, há vários recursos do PCI Council e outros especialistas que podem ajudá-lo a descobrir o que sua empresa precisa fazer para se tornar compatível com o PCI.

Conheça nosso serviço de segurança

Para obter a certificação PCI, é necessário que o processo seja acompanhado por uma empresa que tenha autorização e seja uma auditora oficial.

Junto a isso, há algumas exigências para a obtenção deste certificado.

Contando com uma equipe especializada, analisamos o ambiente externo e digital em que as transações comerciais são realizadas de modo a assegurar que as mesmas estejam em conformidade com as regras de segurança.

Caso você tenha o interesse de contar com a Certificação PCI-DSS contate-nos por meio do WhatsApp: (11) 950637-8051.